Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Actividade Nervosa Superior e Temperamentos (Editorial Estampa, Lisboa, 1972) é um pequeno clássico de divulgação científica na área da psicologia e da neurofisiologia, integrado como n.º 1 na coleção “Biblioteca Básica de Cultura”. Nesta edição portuguesa (122 páginas), o livro apresenta, de forma acessível, a tradição de investigação do Leste europeu sobre a chamada “atividade nervosa superior” – termo usado na literatura científica para descrever funções integrativas do cérebro (especialmente associadas ao córtex) e a sua relação com o comportamento.
Ao longo do texto, os autores exploram como certas propriedades do sistema nervoso (por exemplo, padrões de excitação e inibição) foram historicamente usadas para explicar diferenças individuais estáveis – os temperamentos. O enquadramento é próximo das abordagens inspiradas em Pavlov e na ideia de que características do sistema nervoso central ajudam a compreender estilos de resposta, ritmos de trabalho, reatividade emocional e formas típicas de adaptação. É um livro particularmente interessante para quem gosta de história das ideias em psicologia, para estudantes e curiosos que procuram uma ponte entre fisiologia, comportamento e personalidade/temperamento.
Os autores, A. R. Wria e N. S. Leites, surgem em publicações académicas internacionais ligadas à psicologia soviética (incluindo trabalhos sobre desenvolvimento e capacidades), o que ajuda a contextualizar a matriz científica deste volume.
Se procura um livro raro e conciso sobre temperamentos e sistema nervoso, esta é uma excelente escolha – ideal para completar uma biblioteca de psicologia “vintage”. Este exemplar (capa mole) tem o miolo limpo e, apesar de sinais de manuseamento na capa/lombada, mantém ótima legibilidade – e no seu caso vai com portes incluídos por correio editorial nacional, pronto a seguir viagem.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 1972
- Páginas: 122
- Dimensões: 18 cm x 10,8 cm