Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O Boletim da Casa de Camilo – S. Miguel de Seide é uma das principais publicações dedicadas à vida e obra de Camilo Castelo Branco, editada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e dirigida por António Maria Pinheiro Torres, grande dinamizador dos estudos camilianos. Este volume reúne os números 3 e 4 da 1.ª série, correspondentes a julho-setembro e outubro-dezembro de 1964, fase inaugural deste boletim trimestral, concebido com cuidada direção artística e gráfica.
Este número duplo inclui um conjunto de textos que iluminam episódios menos conhecidos da biografia do romancista e o contexto cultural do Minho oitocentista. Destacam-se “Uma anedota na vida de Camilo”, de Manuel Boaventura, e a transcrição de uma carta de Camilo ao Visconde de Luzares, documento manuscrito hoje conservado na Casa de Camilo e frequentemente citado pela crítica. Cândido de Sousa descreve “um busto de Camilo”, revelando como o escultor Diogo de Macedo interpretou, em bronze, a figura do escritor. Arnaldo Eduardo de Sampaio e Mariz Roseira assina o ensaio “Um Tritão e uma Nereida”, enquanto João Maria dos Reis Pereira explora as relações entre “Vila do Conde e Camilo Castelo Branco”. A secção “Camiliana”, organizada por Gustavo d’Ávila Perez, reúne excertos de obras camilianas, acompanhados de notas de leitura.
O boletim inclui ainda notícias, registos bibliográficos e iconográficos e reproduções de trabalhos de alguns dos mais importantes artistas portugueses do século XX: Dordio Gomes (autor da expressiva capa), Barata Feyo, Armando Boaventura e Diogo de Macedo. Este diálogo entre literatura, história local e artes plásticas faz deste Boletim da Casa de Camilo – S. Miguel de Seide uma fonte indispensável para investigadores, colecionadores e amantes da literatura portuguesa, bem como para quem se interessa pela Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, hoje um dos mais simbólicos espaços museológicos dedicados à memória do romantismo português. Exemplar em muito boas condições, excelente oportunidade para completar coleções camilianas ou iniciar uma biblioteca dedicada a Camilo Castelo Branco.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 1964
- Páginas: 52
- Dimensões: 21,6 x 16,2 cm