Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Cidade de Silves num Itinerário Naval do Século XII por um Cruzado Anónimo permite conhecer um dos testemunhos medievais sobre a conquista de Silves aos muçulmanos, em 1189. A crónica de um cruzado anónimo constitui uma fonte para o estudo da história de Portugal, das cruzadas e do Algarve no século da formação da nacionalidade.
Com um estudo de Manuel Cadafaz de Matos, o volume enquadra um relato que, apesar de não ter sido escrito por um autor português, documenta acontecimentos centrais para compreender a sociedade e a cultura política do Portugal do século XII. A sua divulgação moderna passou pela publicação de Constâncio Gazzera, em Turim, em 1840, e pela edição de João Baptista da Silva Lopes, de 1844, no âmbito das publicações da Academia das Ciências de Lisboa.
Um dos principais argumentos desta edição de 1999 é a inclusão do fac-símile da publicação de 1844. O livro apresenta ainda prefácio de Isabel Soares, então presidente da Câmara Municipal de Silves, e uma abundante componente documental, com desenhos, mapas e tabelas.
Uma obra de interesse para leitores de história medieval, investigadores, estudantes e colecionadores de publicações sobre Silves e o Algarve. Acrescente à sua biblioteca este encontro entre uma fonte medieval, a sua edição oitocentista e o estudo histórico contemporâneo.
- Encadernação: Capa mole com badanas
- Ano: 1999
- Páginas: 290
- ISBN: 972-9366-15-2