Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Desconstruindo a perspetiva com Picasso e os seus pares. Iniciado por Picasso e Braque, o cubismo foi descrito como o primeiro movimento artístico de vanguarda do século XX. Inspirados pela arte e escultura africanas e nativas americanas, os seus praticantes desconstruíram as convenções europeias de ponto de vista, forma e perspetiva para criar imagens achatadas, fragmentadas e revolucionárias.
A célebre pintura de Picasso, "Demoiselles d'Avignon", é tipicamente considerada a obra cubista original, com a fragmentação radical de objetos e figuras em áreas distintas, correspondendo a múltiplos pontos de vista diferentes. O cubismo, a partir de então, desenvolveu duas tendências distintas: o cubismo analítico, que continuou a entrelaçar planos de perspetiva em tons suaves de preto, cinza e ocre, e, posteriormente, o cubismo sintético, caracterizado por formas mais simples, cores mais vibrantes e elementos de colagem, como papel de jornal.
Com trabalhos de artistas como Pablo Picasso, George Braque, Fernand Leger, Juan Gris, Albert Gleizes, Salvador Dali, Brassai e Robert Delaunay, este livro apresenta os principais protagonistas do cubismo, bem como os artistas que desenvolveram este trabalho pioneiro.
Ano: 2007
Páginas: 96
Dimensões: 23 x 18,5 cm