Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
“A presente obra, consagrada à epistemologia das ciências da educação, aparece como uma autêntica síntese onde se entrelaçam, numa construção sólida e ricamente urdida, a cultura do autor – que é vasta –, os ensinamentos de que beneficiou no intercâmbio de ideias com os nossos colegas portugueses, e os materiais que a sua permanência em França lhe permitiu recolher.
A problemática sobre a qual se constrói o desenvolvimento, testemunha um esforço constante para realizar a unidade da epistemologia e da axiologia. Não lhe basta, com efeito, interrogar-se sobre a origem, a estrutura, os métodos e a validade do que sabemos ou proclamamos em matéria de educação: o autor quer extrair daí o sentido na sua relação com os valores e com a pessoa humana. Ao situar a filosofia no centro da sua pesquisa, reporta-se quase que incessantemente a estes problemas de sentido. Tudo se enraíza na filosofia, tudo aí regressa depois das tentativas mais ou menos infelizes que muitos fizeram para dela se afastarem, pois, para se renunciar a filosofia tem de se renunciar o homem.
Estas tentativas, e as ilusões de que elas procederam ou que elas mesmas engendraram, são aqui analisadas com rigor e objectividade: a autonomização das ciências humanas, com a miragem fisicalista que numa primeira fase as guiou, a sua extensão ao domínio educativo e a ilusão de uma perspectiva estritamente científica dos problemas que aí se levantam, a difusão que se segue, a perda de identidade que daí resulta, a aspiração a uma reunificação que a crise provoca, tudo metodicamente examinado.” – Excerto do prefácio.
ÍNDICE:
Prefácio, por Louis Not
Introdução
Capítulo I: Nas Encruzilhadas das Ciências Humanas
Capítulo II: Apogeu e Queda do Objectivismo Científico
Capítulo III: Ciências Humanas: a Indecisão de um Estatuto ou o Estatuto da Indecisão
Capítulo IV: Das Ciências Humanas à(s) Ciência(s) da Educação
Capítulo V: Em Torno do Estatuto da Filosofia da Educação
Capítulo VI: Projectos, Objectos e Modelos em Educação
Capítulo VII: Na Confluência da Epistemologia e da Antropologia, o Desafio das Pedagogias do Projecto
Capítulo VIII: Formação de Professores: Um Exemplo das Limitações do Cientismo
Conclusões
Anexo: Pluralismo Filosófico: Alcance e Significado de um Princípio
Bibliografia
- Encadernação: brochado, capa mole c/ badanas
- Ano: 1988
- Páginas: 208
- Dimensões: 21 x 14,8 cm