Epistemologia das Ciências da Educação

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Epistemologia das Ciências da Educação
Autor(a)
Adalberto Dias de Carvalho
Editora
Edições Afrontamento
Género Literário
Autores Portugueses
Livros práticos
Não ficção
Outro
Sinopse

“A presente obra, consagrada à epistemologia das ciências da educação, aparece como uma autêntica síntese onde se entrelaçam, numa construção sólida e ricamente urdida, a cultura do autor – que é vasta –, os ensinamentos de que beneficiou no intercâmbio de ideias com os nossos colegas portugueses, e os materiais que a sua permanência em França lhe permitiu recolher.

A problemática sobre a qual se constrói o desenvolvimento, testemunha um esforço constante para realizar a unidade da epistemologia e da axiologia. Não lhe basta, com efeito, interrogar-se sobre a origem, a estrutura, os métodos e a validade do que sabemos ou proclamamos em matéria de educação: o autor quer extrair daí o sentido na sua relação com os valores e com a pessoa humana. Ao situar a filosofia no centro da sua pesquisa, reporta-se quase que incessantemente a estes problemas de sentido. Tudo se enraíza na filosofia, tudo aí regressa depois das tentativas mais ou menos infelizes que muitos fizeram para dela se afastarem, pois, para se renunciar a filosofia tem de se renunciar o homem.

Estas tentativas, e as ilusões de que elas procederam ou que elas mesmas engendraram, são aqui analisadas com rigor e objectividade: a autonomização das ciências humanas, com a miragem fisicalista que numa primeira fase as guiou, a sua extensão ao domínio educativo e a ilusão de uma perspectiva estritamente científica dos problemas que aí se levantam, a difusão que se segue, a perda de identidade que daí resulta, a aspiração a uma reunificação que a crise provoca, tudo metodicamente examinado.” – Excerto do prefácio.

ÍNDICE:
Prefácio, por Louis Not
Introdução
Capítulo I: Nas Encruzilhadas das Ciências Humanas
Capítulo II: Apogeu e Queda do Objectivismo Científico
Capítulo III: Ciências Humanas: a Indecisão de um Estatuto ou o Estatuto da Indecisão
Capítulo IV: Das Ciências Humanas à(s) Ciência(s) da Educação
Capítulo V: Em Torno do Estatuto da Filosofia da Educação
Capítulo VI: Projectos, Objectos e Modelos em Educação
Capítulo VII: Na Confluência da Epistemologia e da Antropologia, o Desafio das Pedagogias do Projecto
Capítulo VIII: Formação de Professores: Um Exemplo das Limitações do Cientismo
Conclusões
Anexo: Pluralismo Filosófico: Alcance e Significado de um Princípio
Bibliografia

  • Encadernação: brochado, capa mole c/ badanas
  • Ano: 1988
  • Páginas: 208
  • Dimensões: 21 x 14,8 cm
Idioma
Português
Preço
7.00€
Estado do livro
Livro em muito bom estado, sem assinatura de posse. Miolo sem dobras ou marcas, mas com anotações e sublinhados a lápis em algumas páginas. Contracapa com algumas marcas (ver foto), mas que não afetam o interior.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

leonorvsousa

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBway ou transferência bancária.