Exílio de Caim (livro raro)

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Exílio de Caim (livro raro)
Autor(a)
João Paulo Monteiro
Editora
Black Sun Editores
Género Literário
Autores Portugueses
Poesia
Sinopse

Publicado em 1992 pela independente Black Sun Editores, Exílio de Caim é o livro de poemas de João Paulo Monteiro (Ângelo Novo), integrado na coleção de poesia “the impossible papers”, hoje praticamente desaparecida das livrarias.

A obra reúne textos escritos ao longo da juventude do autor e “engloba O Ídolo da Juventude”, funcionando como súmula poética da sua intensa e traumática experiência estudantil em Coimbra.

Em versos longos, meditativos e por vezes narrativos, Monteiro revisita o mito bíblico de Caim para falar de exílio, culpa e revolta numa Europa em fim de século. A cidade universitária surge como cenário de aprendizagem e desencanto, onde a política, a memória coletiva e a exploração capitalista se cruzam com o quotidiano dos cafés, das casas arrendadas e das noites de estudo. O tom é simultaneamente confessional e crítico, fazendo deste livro uma peça singular da poesia portuguesa dos anos 80/90, na fronteira entre a lírica intimista e a literatura de intervenção.

Nascido em 1961 na Beira (Moçambique) e radicado em Portugal, João Paulo Monteiro – mais conhecido como Ângelo Novo – é jurista de formação, poeta, ensaísta marxista e editor da revista eletrónica O Comuneiro, onde mantém há anos um espaço de reflexão anticapitalista em língua portuguesa. É ainda autor do volume de ensaios O estranho caso da morte de Karl Marx e de outras colaborações em ficção e poesia.

Esta primeira edição de Exílio de Caim teve uma tiragem de apenas 300 exemplares, facto assinalado na nota de edição, e é hoje considerada um título raro, muito procurado por bibliófilos e leitores de poesia de culto.

O exemplar em venda encontra-se em bom estado de conservação, com miolo limpo e uma dedicatória manuscrita pelo autor – um detalhe que acrescenta valor afetivo e colecionista. Para quem se interessa por poesia portuguesa contemporânea, pela história dos movimentos estudantis e pela crítica radical ao nosso tempo, esta é uma oportunidade pouco comum de adquirir um livro quase impossível de encontrar, saído da enigmática coleção “the impossible papers”.

  • Encadernação: capa mole
  • Ano: 1992
  • Páginas: 59
  • Dimensões: 20 x 12,5 cm
Idioma
Português
Preço
15.00€
Estado do livro
Exemplar em bom estado de conservação, com miolo limpo e dedicatória manuscrita pelo autor – detalhe que acrescenta valor afetivo e colecionista.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

leonorvsousa

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBway ou transferência bancária.