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Louis Isadore Kahn (1901–1974) tratou cada edifício como um templo. Nos Estados Unidos, na Índia, no Bangladesh, no Paquistão ou em Israel, os seus projetos combinavam as superfícies elegantes e utilitárias do modernismo com uma devoção às formas geométricas e uma reverência à luz natural que impregnava as estruturas com uma espiritualidade monumental e de tirar o fôlego.
Esta obra essencial reúne 17 dos edifícios mais importantes de Kahn no seu repertório cultural, governamental, religioso e residencial. Plantas, vistas, descrições e fotografias de alta qualidade traçam o contexto e o desenvolvimento de cada projeto. Enquanto um ensaio introdutório, esta publicação explora a ideologia arquitetónica única de Kahn e o seu legado como um dos arquitetos americanos mais importantes do século XX, após Frank Lloyd Wright.
Através das obras-primas de Kahn, como o Edifício da Assembleia Nacional em Dhaka, Bangladesh, ou o Museu de Arte Kimbell em Fort Worth, EUA, exploramos a sua gramática de "retorno ao básico", inspirada em sítios arqueológicos da Itália, Grécia e Egito; e o seu vocabulário singular de massa, vazio e luz, que permeou o Estilo Internacional com uma luminescência quase celestial.
O autor, Joseph Rosa, é diretor do Museu de Arte da Universidade de Michigan. É autor de inúmeras publicações e lecionou no Instituto de Arquitetura do Sul da Califórnia (SCI-Arc), no Colégio de Artes da Califórnia, no Colégio de Design Ambiental da Universidade da Califórnia em Berkeley e na Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planeamento e Preservação da Universidade de Colúmbia.
Ano: 2007
Páginas: 96
Dimensões: 23 x 18,5 cm