Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Modos de Ver é o ensaio mais célebre de John Berger e um marco na crítica de arte contemporânea.
Baseado na série homónima da BBC (Ways of Seeing), que alcançou enorme popularidade, o livro combina texto e imagem para questionar profundamente a forma como vemos o mundo. Berger mostra que a nossa perceção estética está moldada por conceitos de beleza, verdade, género e classe, revelando como estruturas de poder – propriedade, dominação masculina, objetificação da mulher – se inscrevem na cultura visual, dos retratos a óleo à publicidade moderna. Ao sublinhar que, ao olhar uma pintura ou fotografia, também nos observamos a nós próprios a olhar, Berger transforma o ato de ver num gesto crítico e político.
Em sete ensaios, alguns puramente visuais, analisa contradições da tradição pictórica e as implicações sociais das imagens contemporâneas, desmistificando discursos de autoridade e democratizando a crítica de arte. Para Berger, “a arte do passado já não existe tal como existiu outrora. A sua autoridade perdeu-se. Surgiu, em seu lugar, uma linguagem de imagens. O que importa agora é saber quem usa essa linguagem e com que fim.”
Integrado na coleção "Arte e Comunicação" das Edições 70, este livro continua a ser uma leitura essencial para compreender como vemos e como somos vistos.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 1987
- Páginas: 167
- Dimensões: 21,4 x 13,5 cm