Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Visitar o Museu Nacional de Soares dos Reis é fazer um percurso pela pintura e pela escultura do século XIX, entre romantismo e o naturalismo. Roquemont, Silva Porto, Marques de Oliveira, Soares dos Reis, Artur Loureiro, Aurélia de Sousa ou António Carneiro encontram-se ali representados com obras que marcaram a história da arte portuguesa. Uma incursão pela arte moderna da primeira metade do século XX complementa este panorama.
Para lá das artes plásticas, no museu expõem-se ainda artes decorativas, particularmente faiança e porcelana, vidros, mobiliário e ourivesaria enquadrados nos ambientes da passagem do século XVII para o século XIX que o edifício testemunha, nomeadamente nos aposentos que serviram de Sala de Jantar e de Sala de Música quando foi usado como habitação.
Só no interior do museu percebemos que tudo o que aqui se apresenta corresponde a uma versão reduzida do universo que existe lá fora. Objectos de diferente natureza, devidamente encenados, formam as colecções já referidas a que se acrescentam peças de arqueologia e fragmentos de arquitectura expostos ao ar livre. Todos testemunham a vida dos artistas, a cultura artística e estética do seu tempo, os recursos técnicos ao seu alcance, a atmosfera social que os rodeou e a capacidade económica de quem os apoiou.
O museu é um teatro do mundo; por isso é tão difícil reduzi-lo a um roteiro. Mas foi o que se tentou neste guia breve de visita.
- Encadernação: capa molde c/ badanas
- Ano: 2011
- Páginas: 95
- Dimensões: 23 x 18,6 cm