Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Este livro dá-lhe a conhecer o essencial sobre os Celtas, a primeira grande nação a norte dos Alpes cujo nome chegou até nós. Este livro não é uma apresentação ortodoxa de todos os factos e conjeturas que a seu respeito têm sido propostos. É, sim, uma tentativa de descrever e analisar alguns daqueles aspetos da sua vida e costumes, que gostaríamos de encontrar no relato sobre um povo que nos fosse mal conhecido, e mais remoto no espaço do que no tempo.
Sobre os Celtas dispomos não só de uma grande abundância de vestígios arqueológicos, mas também de testemunhos de historiadores antigos e dos resultados da moderna investigação filológica.
A herança da literatura celta, que sobrevive ainda desde os tempos antigos na Irlanda e no País de Gales, é a mais velha da Europa, logo atrás da grega e da latina. Constitui um espelho dos costumes daquela arcaica vida rural da Europa temperada, em que mergulham todas as nossas raízes. Os Celtas são, portanto, um fator de enorme relevância na apreciação das origens europeias.
Convém dizer algumas palavras sobre a utilidade deste livro. Para leitor comum, mantive os capítulos libertos de referências especializadas, quer a indivíduos quer a publicações. Para o estudante, espero que as notas do fim de cada capítulo e a bibliografia ajudem a consubstanciar o texto. Não hesitei, porém, em incluir termos e nomes nas línguas originais, sempre que me pareceu esclarecerem as questões, ou revelarem pontos pouco divulgados.
- Encadernação: brochado, capa mole
- Ano: 1974
- Páginas: 282
- Dimensões: 20,2 x 14,7 cm