Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A 4.ª edição do Prontuário – Erros Corrigidos de Português, da autoria de D'Silvas Filho, apresenta diferenças substanciais relativamente à sua 3.ª edição.
Assim, a primeira parte – cujo título, "Erros Corrigidos de Português", explica que o livro também assim se intitule – organiza alfabeticamente e lado a lado, à semelhança das edições anteriores, erros e formas correctas no plano das regras e convenções ortográficas, fonéticas e sintácticas; mas é de salientar que se inclui agora mais informação sobre erros de sintaxe e de impropriedade vocabular (por exemplo, «explosão registada em», quando se deveria dizer «explosão que se deu em»).
A segunda e terceira partes são dedicadas, respectivamente, aos estrangeirismos e às variantes brasileiras. Trata-se de secções que já existiam na anterior edição, mas que agora foram expandidas e actualizadas. Um conjunto de fichas ortográficas resume depois, na quarta parte, quer as normas do Acordo de 1945, quer as alterações do Acordo de 1990. Uma das inegáveis vantagens deste capítulo é a de mostrar que as mudanças introduzidas pelo Acordo de 1990 são, como diz o autor (pág. 113), «pouco numerosas, nomeadamente, nos acentos, que muito pouco mudam, contrariamente à ideia generalizada, mesmo entre pessoas de cultura literária».
Os restantes capítulos da obra, quinta sexta e sétima partes, são, respectivamente: "Fichas Gramaticais", com notas sobre a TLEBS, "Estilística e Vocabulário de Dificuldades", com cerca de 30 000 termos.
Muito úteis são os dois anexos da obra. O primeiro expõe, de forma sucinta, os paradigmas de conjugação dos verbos mais frequentes. Respeitante à Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS), adoptada no ensino não superior em Portugal, o segundo anexo oferece a particularidade de concentrar a lista de termos inventariados na portaria n.º 1488/2004, enriquecendo-os com notas.
É, pois, uma obra que, reforçando os méritos das anteriores edições, apresenta uma grande abundância de informação aliada a preocupações com a observância de regras e convenções linguísticas, não ignorando a variação e o uso contextualizado das palavras. Daí a sua importância, sobretudo para quem procura a expressão justa e adequada.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 2007 (4.ª ed.)
- Páginas: 344
- Dimensões: 23,6 x 16,6 cm