Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Esta obra historiográfica de José Freire Antunes passa a ser de consulta obrigatória para um estudo sistemático e para uma compreensão integrada do Estado Novo. Ela traz ao conhecimento público cerca de 500 cartas trocadas entre António de Oliveira Salazar e Marcello José das Neves Alves Caetano durante o período 1932-1968, ou seja, desde as vésperas da institucionalização do Estado Novo até ao afastamento de Salazar e à sua substituição por Caetano na Presidência do Conselho.
No longo estudo introdutório que constitui a Parte I deste livro, José Freire Antunes enquadra historicamente as centenas de missivas, fornecendo ao leitor pistas de percepção e entendimento das suas linhas e entrelinhas. Salazar e Caetano ocuparam o centro do poder político entre 5 de Julho de 1932 e 25 de Abril de 1974, num total de quase 42 anos. Durante esse extraordinário ciclo temporal, os dois políticos marcaram poderosamente a vida de Portugal e de várias gerações de portugueses. O conjunto da correspondência vem clarificar zonas desconhecidas de uma longa e complexa relação política e humana, que foi feita de solidariedade e de conflitos, de intensidade e de distanciação, de sintonia e divergência sobre as encruzilhadas, as vicissitudes e as escolhas concretas do Estado Novo.
Pelas relações e omissões que ressaltam da escrita íntima entre o fundador do regime e o colaborador que lhe sucedeu, pela qualidade e novidade da interpretação histórica feita pelo autor, Salazar e Caetano: Cartas Secretas 1932-1968 possibilita uma viagem dramática ao interior do Estado Novo e é um contributo fundamental para a História de Portugal do século XX.
- Encadernação: capa dura com sobrecapa
- Ano: 1993
- Páginas: 460
- Dimensões: 24,3 x 16,2 x 3 cm