Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Salazar e os Milionários, de Pedro Jorge Castro (Quetzal, 2009) explora uma faceta pouco conhecida das relações pessoais – além das políticas, óbvias – que Salazar mantinha com as famílias mais ricas e poderosas de Portugal de então e que são, na maior parte dos casos, as mesmas de hoje: os Mello, os Salgado, os Champalimaud, entre outros. Fruto de um grande trabalho de investigação, que envolveu também depoimentos de descendentes e amigos desses nomes da grande indústria e da grande finança, este livro divulga factos surpreendentes e documentação inédita.
Ao revelar cartas privadas e documentos inéditos encontra-se uma teia secreta entre António de Oliveira Salazar e as famílias económicas mais influentes de Portugal, das conversas com Ricardo Espírito Santo aos negócios com os Champalimaud.
Pedro Jorge Castro traça como estas elites moldaram as políticas do Estado Novo através de relações pessoais e favores políticos. Salazar e os Milionários oferece uma perspetiva reveladora sobre os bastidores do poder em Portugal, deixando luz sobre uma parte pouco explorada da história do século XX.
AUTOR: Pedro Jorge Castro (Leiria, 1975) é redator-principal da revista SÁBADO desde abril de 2007, onde publicou dezenas de artigos sobre temas de História. Foi enviado-especial ao Haiti, China, França, Espanha e Itália. Jornalista desde 1997, trabalhou nos jornais A Capital, Portugaldiário e 24horas. É mestre em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE e doutorando em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea.
- Encadernação: capa mole c/ badanas
- Ano: 2009
- Páginas: 447
- Dimensões: 23 x 15 cm