Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Vivamente interessado nos 150 anos de História que antecedem a independência política de S. Tomé e Príncipe e na sua organização civil e administrativa assente na estrutura religiosa, dedica o Autor uma atenção especial ao papel da evangelização na promoção social, à ação missionária compreendida entre 1820 e 1975, período em que se define a identidade e se fundamenta a própria independência do Arquipélago.
Conferindo um valor primordial aos originais, mas não deixando de salientar igualmente os contrastes existentes nos depoimentos de autores, sobretudo contemporâneos recolheu abundantes informações, como resultado de uma incessante e intensa pesquisa no Arquivo Diocesano e no Arquivo Histórico de S. Tomé, em livros da Administração Civil, caixas da Secretaria-Geral do Governo, publicações periódicas, no Boletim Oficial do Governo e nos relatórios oficiais dos governadores, bem como nos relatórios dos vigários procapitulares, alguns de suma importância para a história da época (como o de 1897, inédito, que agora se publica), informações essas que lhe permitem preencher lacunas, confirmar ou esclarecer pormenores de documentos de capital importância, em particular da Relação Nominal (um dos documentos de maior valor histórico existente no Arquivo Diocesano de S. Tomé) cuja publicação, integral e inédita, lhe serve de base no presente trabalho por fornecer, entre outras notas, a bibliografia e a obra realizada pelos eclesiásticos durante tão vasto período.
Com esta edição, fornece-se indubitavelmente uma base sólida para o estudo objetivo da história de S. Tomé e Príncipe durante os séculos XIX e XX. O autor, exercendo a sua atividade missionária em S. Tomé e Príncipe de 1963 a 1973, dedicou-se à investigação da cultura e história das ilhas.
Trata-se, enfim, de uma obra fundamental para o estudo da ação missionária em S. Tomé e Príncipe, reunindo vários estudos monográficos sobre a Igreja, Missões e evangelização neste arquipélago, fundamentais para a reconstituição histórica da organização civil e administrativa são-tomense durante os séculos XIX e XX.
Ilustrado em extratexto e em papel couché, reproduzindo mais de meia centena de gravuras e fotografias a preto e branco.
- Encadernação: brochado, capa mole
- Ano: 1984
- Páginas: 253
- Dimensões: 21 x 14 cm