Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
“Este livro da Dra. D. Maria Emília Madeira Santos, dinâmica Directora do Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga (Instituto de Investigação Científica Tropical) é agora reeditado por exigência de um público que o reclama, e justamente o reclama, diga-se, desde já. Efectivamente, esta obra, alicerçada tanto em grande número de leituras diversificadas no espaço e no tempo, como em vastíssima informação de arquivos, coloca rapidamente o leitor em face dos vários problemas dos íntimos contactos dos Portugueses com os Povos africanos, ao longo de cinco séculos de História rica e variada; e tem ainda o cuidado de dar em cada caso uma bibliografia conveniente – a mais conveniente! – e acessível, além de se fazer acompanhar de uma iconografia seleccionada com extraordinário cuidado.
Todas estas qualidades, que certamente estão na base do escoamento da primeira edição em curto lapso de tempo, aconselhavam uma reimpressão; decidiu-se a fazê-la a Comissão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Bartolomeu Dias, e penso que a decisão tomada é oportuníssima. A Dra. Maria Emília Madeira Santos optou por não introduzir alterações à versão inicial, e creio que fez bem: a maneira directa, simples, atractiva e estimulante dessa redacção não podia, segundo cuido, ser melhorada.
O texto aí está de novo ao alcance de todos os leitores, sem excluir os que têm o estudo ou o ensino da História por profissões; na verdade, há muito para meditar -– depois da leitura atenta deste volume.” – Nota Introdutória de Luís de Albuquerque
Profusamente ilustrado, apresentando reproduções coloridas de bibliografia sobre as explorações portuguesas, aspectos das expedições e acampamentos de Serpa Pinto e Silva Porto, diversos mapas e gravuras e, ainda, 3 desdobráveis em que se reproduzem os mapas da costa africana de 1591, 1861 e 1885.
Estudo notável em que se apresenta uma narrativa unitária da literatura relatando os esforços portugueses no sentido de atingirem e darem a conhecer o interior do continente africano, descrevendo de forma clara e documentada as linhas mestras das viagens portuguesas através de África entre os séculos XV e XIX.
Precedida de uma nota introdutória de Luís de Albuquerque, apresenta apensos, índices dos mapas pedagógicos, das gravuras e de nomes próprios. Esta 2.ª edição foi subsidiada pela Comissão do V Centenário da Viagem de Bartolomeu Dias e integrou-se nas iniciativas tomadas pela Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário dos Descobrimentos Portugueses.
- Encadernação: capa molde c/ badanas
- Ano: 1988 (2.ª ed.)
- Páginas: 422
- Dimensões: 23,6 x 17 x 2,5 cm