Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Charles Strickland, corretor da Bolsa de Valores e típico homem de negócios, vive em Londres, é casado e pai de dois filhos. É ao mesmo tempo um homem atormentado por um voraz impulso artístico, ao qual cede por fim, trocando a sua vida convencional e privilegiada pela precaridade da vida de pintor em Paris e no Taiti. Mas, se por um lado, trair a família, o de ver e a honra lhe dá a liberdade de que precisa para alcançar a excelência, por outro, essa decisão gera nele uma obsessão que virá a ter consequências terríveis.
Numa ode às forças poderosas e inontroláveis que existem por detrás da criação artística, a alma torturada e negligentemente cruel de Strickland simboliza aquilo que é, simultaneamente, a benção e a maldição do génio criativo.
Baseado na vida de Paul Gaugin, A Lua e Cinco Tostões é uma crítica mordaz da moral eduardiana e um retrato fulgurante da psicologia do génio. É esta pequena obra-prima de um grande escritor que a ASA se orgulha de relançar no mercado português, numa nova e qualificada tradução de Ana Maria Chaves.