Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
184(vi) págs. Capa mole - 1975, Edição da Prelo
Quem, porquê e como mataram Amílcar Cabral
“Na sessão da Assembleia Geral da O. N. U., em 1972, o P. A. I. G. C. foi reconhecido como o único poder legal no país. Durante muitos anos a P.I.D. E. empregou o máximo de esforços, tentando, se não destruir, pelo menos dividir as fileiras do P. A. I. G. C. e liquidar fisicamente os seus dirigentes, em primeiro lugar Amilcar Cabral. A conclusão de todo este trabalho sabotador, foi o assassinato do camarada Amilcar Cabral pelos agentes da P. I. D. E., na noite de 2 de Janeiro, em Conakry.
A maneira como a P. I. D. E. realizou este crime é descrita neste livro com o auxílio de documentos recolhidos pelo jornalista soviético Oleg Ignatiev «Três Tiros da P.I.D.E.» (Quem, como e porquê, assassinou Amílcar Cabral).
Começando em 1966, Ignatiev é o único de todos os jornalistas estrangeiros que teve a possibilidade de visitar seis vezes os territórios libertados da Guiné-Bissau. Durante a sua quarta viagem atravessou o país de norte a sul, e foi ali, em território libertado que lhe chegou a notícia do assassinio de Amilcar Cabral. Em seguida, durante quase dois anos, Ignatiev teve dezenas de encontros com pessoas que trabalhavam directamente com Cabral, ocupando-se de investigações sobre esta conspiração da P.I.D. E. Esta novela documentada mostra o mecanismo do crime cometido pela P.I.D. E.”
Do ÍNDICE:
– Abertura;
Capítulo I
– ATRAVESSAMOS A FRONTEIRA DE DIA;
Capítulo II
– O RAPTO DE UM DEUS DA TRIBO NALU;
Transcrição de um comunicado do PASIGC;
Capítulo III
– UMA TRÁGICA NOTÍCIA;
RARO
Capítulo IV
– O ENIGMA DO RIO OLO;
Capítulo V
– ERNESTINA SILA É ENVIADA PARA O NORTE;
Capítulo VI
– A HISTÓRIA DE UM TRAIDOR;
Capítulo VII
– INSTRUÇÃO 42/71 – D.G.S.;
Capítulo VIII
– AMNISTIA;
Capítulo IX
– A PIDE ASSINA A SENTENÇA;
Capítulo X
– O ASSASSINATO;
Descrição de Ana Maria Cabral;
Descrição de Aristides Pereira;
Descrição de
– EPÍLOGO.