Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
'Amok' é a primeira história que o autor nos dá a conhecer nesta edição. Como é habitual em Zweig, trata-se de um relato de vida, contado por um homem nervoso que se esconde de todos num navio a caminho da Europa, a um desconhecido que anos depois nos dá conta desta conversa confidencial. O homem, médico, foi abordado por uma senhora com uma solicitação médica muito sensível, que inicialmente desvalorizou. No entanto, ao querer ajudá-la, apercebe-se de que nada pode fazer para voltar atrás no tempo, apenas pode tentar com todas as suas forças preservar o orgulho desta mulher.
"Mas esta mulher - eu não sei se poderei descrever-lhe isto - irritava-me, inquietava-me, desde o momento em que viera a minha casa como simples visita. Excitava-me, pelo seu orgulho, a resistir-lhe; excitava - como direi? - excitava em minha defesa tudo quanto havia em mim de contido, de oculto e de mau."
Em 'Carta de uma Desconhecida', temos uma carta, como o título indica, de uma mulher ao homem que amou a vida inteira, mas que nunca lhe tinha contado toda a verdade: a paixão desde que foram vizinhos, os encontros posteriores, a vida que podiam ter tido em conjunto. Que não tiveram, por falta de reconhecimento. Por, apesar de tudo o que viveram, ela ter permanecido sempre uma "desconhecida".