Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Centenário da publicação de uma história que é, nas palavras da Nobel Doris Lessing, «Lawrence na sua quinta-essência, na iminência entre a luz e as trevas».
Publicado pela primeira vez em livro em 1923, O Raposo é uma das mais célebres histórias narradas por D. H. Lawrence. Jill Banford e Nellie March levam uma vida pacata, retiradas na sua quinta, onde não contam com qualquer ajuda masculina. Quando um raposo começa a atacar a capoeira, Nellie pega na arma, mas, apesar de o ter na mira, é-lhe impossível disparar. Chega então à quinta um jovem soldado, vindo da guerra, e abala definitivamente a estabilidade daquela relação de amor e companheirismo entre as duas mulheres. Explorando temas como a sexualidade, o papel ditado a cada género pelas normas sociais e o fatalismo da transgressão, esta é uma novela breve mas poderosa, reveladora da irreverência que marcou a produção literária de D. H. Lawrence, um dos grandes escritores ingleses do início do século XX.
Quando se vai à caça, a questão é mais da maneira como cada um se sente que da forma como procede. Há que ser astuto e ardiloso, acreditar absolutamente no fatalismo. Tudo sucede como um desígnio do destino. O destino de cada um comanda e determina o destino do veado que se está a caçar.