Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Mulk Raj Anand é um dos mais prestigiados e mais traduzidos romancistas indianos. Este Intocável, com dezenas de traduções em todo o mundo, é já considerado um «clássico moderno» e como tal publicado em colecções fundamentais.
Mulk Raj Anand nasceu em Peshawar em 1905 e estudou em Lahore, Londres e Cambridge, tendo vivido em Inglaterra durante muitos anos.
Além de Intocável, outros romances seus tiveram grande renome, como sejam Coolie, Two Leaves and a Bud, Across the Blake Waters e, talvez o mais famoso, Private Life of an Indian Prince. A sua série de romances autobiográficos (Seven Summers, 1950, Morning Face. 1968, Confessionn of a Lover, 1972, e The Bubble, 1981) granjearam-lhe vários prémios e coroaram toda a sua obra.
Intocável é, na aparente singeleza com que nos dá um dia da vida de um jovem varredor — um intocável —, um livro cheio de subtileza e rico de mil pormenores que faz com que esse dia seja, com perfeita naturalidade, um autêntico microcosmos de uma época e de um país, reflectindo quer o quotidiano mais terra-a-terra, quer as questões fulcrais que alguém conto Gandhi pode levantar, quer ainda as objecções que a sua orientação suscita. E tudo fica suspenso, em aberto. depois de nos deixarmos arrastar pela magistral narração de Mulk Raj Anand.
Prefácio de Jorge Amado
Detalhes do livro Intocável:
Editora: Caminho, 1993; Tradução: Daniel Gonçalves; Colecção: Uma Terra sem Amos; med.: 14 x 21 cm; 177 pg.;