Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Obra fundamental para o estudo dos primórdios da fotografia em Portugal.
Catálogo de uma importante exposição de mais de 200 fotografias de meados do século XIX, que reproduzem com o rigor que só a fotografia permite, a cidade, as gentes e as paisagens urbanas do Porto, Gaia e do Douro e as rurais de muitas das localidades em redor destes espaços urbanos, como: Vila de Conde, Vizela, Guimarães Amarante, Lamego, Aveiro, Leça do Balio, etc.
Frederick William Flower (Leith, Escócia 1815 - Porto, 1889), comerciante escocês, veio para o Porto em 1844 para trabalhar na Smith Woodwhouse & Company. Dedicou-se à fotografia como amador usando a técnica do calótipo.
“Os primeiros passos da fotografia em Portugal permanecem, ainda, quase desconhecidos e, neste contexto, o contributo pioneiro de Frederick William Flower reveste-se de uma extraordinária importância. Ativo entre os anos de 1849 e 1859, quando entre nós despontava toda uma geração de pintores, escultores e arquitetos românticos, Flower legou-nos um valiosíssimo espólio que, generosamente preservados pelos seus herdeiros, vem finalmente esclarecer um aspecto até aqui desconhecido da arte em Portugal. A paisagem, um retrato, aspetos pitorescos da vivência quotidiana e do património monumental, são facetas da sua obra que também encontramos na pintura romântica”. Edição de cuidada execução gráfica nitidamente estampada sobre bom papel couché, antecedida de importantes ensaios, que são subsídios valiosos para a história da fotografia em Portugal. Invulgar e procurado. [capa com algum desgaste, mais evidente na lombada e pasta frontal, onde se notam vincos de forma mais acentuada]
Livro com 223 páginas, capa mole, em excelente estado.
Portes de envio: 0
Se pretender envio com registo, solicite-me (+2.10€ para o efeito).
Contacte-me para o efeito:
lmffsantos@gmail.com ou 967879761 (Whatsapp e MBWay)
(Luis Santos / LuisXXI)