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A presente obra revela uma grande pluralidade de pontos de vista, procurando pôr à disposição do leitor uma reflexão útil para pensar a situação atual dos professores portugueses. Na seleção e organização dos textos tentou-se respeitar um núcleo temático consistente, diversificando as perspetivas de análise e de estudo.
As abordagens históricas, filosóficas, epistemológicas, psicológicas, pedagógicas e sociológicas sucedem-se ao longo dos seis capítulos: O passado e o presente dos professores, O educador e a ação sensata, Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores, Mudanças sociais e função docente, Aspetos sociais da criatividade do professor e Ofício do professor: o tempo e as mudanças.
Estes estudos coincidem numa apreciação crítica do estatuto e dos percursos dos professores, mas não deixam de reafirmar uma convicção unânime no futuro da profissão docente. É nesta capacidade de distanciamento e de problematização, mas também de empenhamento e de aposta, que reside o seu carácter atrativo para os professores interessados em procurar um sentido para a sua ação pedagógica e profissional.
Gostaríamos que Profissão Professor incentivasse o debate interno no seio das escolas e a reflexão científica no âmbito da formação inicial e contínua, ajudando a fomentar uma nova cultura profissional do professorado.
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(Luis Santos / LuisXXI)