Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Coincidência, em conversa um amigo comenta que leu na última revista Sábado um artigo sobre a (renomada) família Teotónio Pereira. E estava eu a ler este "Tempo, Lugares, Pessoas" (Público, 1996), uma bela colecção de textos de opinião - há quem lhes chame "crónicas" mas, de facto, não o são - do arquitecto Nuno Teotónio Pereira, um dos integrantes dessa genealogia. Estava-me nas estantes, herdado e desconhecido - mas é daqueles livros que decerto poderão ser encontrados em qualquer Feira da Bagageira, injustamente relegados aos montes de monos a 50 centavos cada.
Teotónio Pereira pensava bem, sabia-se - e também assim escrevia. Estes textos concisos, publicados há já três décadas naquele início fulgurante do "Público", quando o jornal era mesmo "de referência", são preciosos. Estão aqui arranjados por temáticas. Alguns convocam um sorriso - como os que incidem na sua defesa da regionalização, essa polémica que tanto durou... Outros são muito actuais, apesar das tantas diferenças, como os que abordam a questão da "Habitação", com o interventivo autor a convocar a tétrica situação pré-1974 e as posteriores tentativas de descentralizar os processos de construção habitacional. Tal como aborda as (então) mais actuais dinâmicas de necessária intervenção municipal.
Mas em cinquentenário do 25 de Abril ainda mais é de referir a dezena de textos evocativos dos movimentos de oposição, grosso modo no último decénio do Estado Novo, em particular os da chamada "oposição católica". E ainda nesse eixo estão os textos para mim mais interessantes - leigo que sou em arquitectura, e sua história -, esses que abordam a influência do Estado Novo na arquitectura nacional, e as diferentes correntes arquitectónicas que foram vigorando. Breves (2, 3 páginas) lições.
Ou seja, tinha uma pérola em casa e não sabia.
Se pretender envio com registo, solicite-me (+2.90€ para o efeito).
Contacte-me para o efeito:
lmffsantos@gmail.com ou 967879761 (Whatsapp e MBWay)
(Luis Santos / LuisXXI)