Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Sedutora e alarmante, a história do fast Food é também a história da América do pós-guerra, disseminando as sementes da homogeneização da nossa sociedade, acelerando a criação de zonas comerciais, alargando o fosso entre riscos e pobres, fomentando o imperialismo cultural americano e, com ele, uma epidemia de obesidade.
A lista de acusações é extensa, já o sabemos, mas Eric Scholosser dá-nos as provas numa combinação astuciosa de reportagem de primeira qualidade e argumentação inabalável.
Destruidor de mitos, este livro leva-nos numa viagem pelas urbanizações da Califórnia, onde nasceu o império, pelo corredor industrial de New Jersey, onde são misturados os aromatizantes do fast food, passando pelas fábricas de tratamento de carne, sem esquecer uma convenção de franchiser, incrivelmente surrealista, onde Mikhail Gorbatchev fez o discurso de abertura.
Ficamos a saber como as alterações drásticas na produção de alimentos forçam as alterações culturais, como são atraídos os consumidores mais jovens e como é feita uma exploração institucionalizada de grupos minoritários e mais susceptíveis.
Tudo isto sob uma linha de acção a que se dá o nome de Globalização, um fenómeno que, diz-nos o autor, deve muito ao fast food.