Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Polícia atípico, o comandante Verhoeven não teme os casos fora do comum, mas aquele, em concreto, vai obrigá-lo a enfrentar um assassino que parece ter tudo previsto. Verhoeven leva uma vida tranquila com Irène, que aguada o primeiro filho do casal. No entanto, esta felicidade acaba abruptamente a partir do momento em que um crime brutal se torna público e todos os seus passos são escrutinados.
O investigador descobre que o assassino já matou antes e que cada um dos crimes parece prestar homenagem a um romance policial clássico, razão pela qual a imprensa dá ao criminoso a alcunha de O Romancista.
Aqueles que poderiam ajudar a encontrar o criminoso rapidamente se transformam em suspeitos. A saber: um livreiro e um professor universitário, ambos especialistas naquele género literário. Por razões que ninguém conhece, o caso torna-se pessoal e Irène é raptada. A investigação converte-se então num duelo intelectual e uma vertiginosa corrida contra o tempo. Só um homem pode vencer, precisamente aquele que tiver menos a perder.