Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Para uma Organização que, voluntariamente, decida explicitar princípios e compromissos no domínio da ética, é fundamental desenvolver e manter uma cultura consistente com os valores assumidos, geradora de transparência, de confiança nas relações e de responsabilidade pelas consequências das decisões e dos atos praticados.
A concretização de um tal objetivo implica o desenvolvimento de dois sistemas de suporte interligados: um formal e um informal. O primeiro pode incluir: código de ética e respetiva regulamentação; comité de ética; ethics officer / provedor de ética; programas de formação e sensibilização; canal para aconselhamento e registo de reclamações/denúncias. O segundo, o mais importante, deve estar baseado na exemplaridade da liderança, na consistência entre as diversas políticas e no alinhamento destas com os valores enunciados e, ainda, na ação persistente de identificação dos riscos éticos mais significativos e de redução dos incentivos, oportunidades e justificações das más condutas a eles associadas.
É do desenvolvimento harmónico destes dois sistemas e da sua contínua interação que resultarão acrescidos níveis de confiança interna e externa à Organização e de capacidade de ação responsável, competente e autónoma por parte dos seus membros, transformando, afinal, os princípios e compromissos éticos assumidos no "modo como aqui fazemos as coisas".