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Teve esta obra como finalidade investigar a forma como as circunstâncias de funcionamento de escolas, com características físicas e pedagógicas diferentes, influenciam a atitude dos respectivos alunos face às suas aprendizagens, nomeadamente através do grau de empenhamento que evidenciam para as realizar.
O fundamento do trabalho situou-se numa preocupação de tentar por um lado, apreender o conflito real existente entre as necessidades de auto-realização dos indivíduos e os condicionalismos que encontram, neste caso dentro das escolas; por outro, compreender como agem os indivíduos para aprender a gerir aquelas face a estes de forma a conseguir um equilíbrio na relação do seu mundo interior com o mundo exterior circundante. Assim foram foco de observação e reflexão aspectos expressivos das forças formativas que agem sobre o indivíduo dentro das escolas, para se chegar ao próprio indivíduo enquanto detentor de forças regeneradoras dessas mesmas escolas.Concretamente foram analisados a capacidade de pôr de pé o funcionamento anual de cada escola, através da recepção de matrículas, organização de turmas e de horários, para nos debruçarmos depois como esse processo e os seus resultados práticos foram vividos pelos seus executores directos e, mais tarde, pelos próprios alunos, considerados como potenciais sujeitos actuantes dentro da escola, quer pela sua forma de agir como alunos, quer pela sua forma de sentir o pulsar da comunidade escolar em que estão inseridos.
Do trabalho veio a nascer um projecto de intervenção pedagógica dentro das escolas - Projecto Aprender a Aprender - de que se relata a implementação e desenvolvimento até ao momento actual.