Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
DA CHEN NASCEU NO SUL DA CHINA EM 1962, NO SEIO DE UMA FAMfLIA DE PROPRIETARIOS RURAIS QUE, COM A REVOLUÇÃO CULTURAL, SE VIU DESAPOSSADA DE TODOS OS SEUS BENS, TENDO O PAI E O AVÔ SIDO ENVIADOS PARA CAMPOS DE REEDUCAÇÃO. A INFÃNCIA DO PROTAGONISTA É ASSIM MARCADA PELA MISÉRIA E PELO DESPREZO DE TODOS.
ENQUANTO OS SEUS IRMÃOS SÃO OBRIGADOS DESDE CEDO A TRABALHAR NA CULTURA DO ARROZ, DA TEM A OPORTUNIDADE DE FREQUENTAR A ESCOLA, ONDE SUPORTA, NO ENTANTO, OS INSULTOS E A DISCRIMINAÇÃO DE COLEGAS E PROFESSORES. SEM AMIGOS, APROXIMA-SE DE UM BANDO DE PEQUENOS MALFEITORES JUNTO DE QUEM ENCONTRA UM REFÚGIO PARA A SUA SOLIDÃO. TODAVIA, A VIDA ESTÉRIL QUE ESCOLHEU NÃO O SATISFAZ, E A ÚNICA VIA QUE ENCONTRA PARA VINGAR NUM MUNDO QUE LHE FECHA AS PORTAS É EXCEDER-SE, SOBRETUDO A NÍVEL ESCOLAR. COM A MORTE DE MAO, EM 1976, A VIDA DE DA MUDA POR COMPLETO. PARA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO, ELE ESTUDA ARDUAMENTE. OS SEUS RESULTADOS SÃO BRILHANTES E INGRESSA NA UNIVERSIDADE DE PEQUIM PARA ESTUDAR INGLÊS. .TRINTA ANOS DE HUMILHAÇÃO TINHAM SUBITAMENTE ACABADO».
ATRAVÉS DA NARRAÇÃO DAS MEMÓRIAS DA SUA INFÂNCIA, DA FUGA FACE À FOME, À MISÉRIA E À IGNORÂNCIA, DA CHEN TRAÇA-NOS UM RETRATO ESCLARECEDOR E COMOVENTE DESSES TEMPOS DIFÍCEIS EM QUE A REVOLUÇÃO CULTURAL DE MAO TRANSFORMOU A CHINA NUM IMENSO E IMPLACÁVEL PESADELO.