Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Após uma explosão, provavelmente nuclear, que provavelmente devastou toda a Terra, Emmanuel Comte e seus seis companheiros fizeram do Château de Malevil, cujo porão profundo lhes permitiu sobreviver, a base de seus esforços para reconstruir a civilização, que também envolverá confronto com outros grupos de sobreviventes, sejam bandos errantes ou grupos nômades ou sedentários estruturados.
A qualificação da ficção científica pode ser considerada exagerada, em relação a este romance, pois apenas a situação inicial (a destruição da civilização humana por uma explosão de origem desconhecida) se junta ao tema pós-apocalíptico, então muito popular na ficção científica. Todo o resto do romance conta como um grupo de sobreviventes milagrosos enfrenta o desafio de reconstruir uma sociedade humana. Deste ponto de vista, podemos dizer que o romance pertence ao gênero da Robinsonada.
Muitos temas são abordados neste romance: religião, política, o lugar da mulher na sociedade, o mundo rural, o papel do cacique, certamente sob o ângulo de uma mini-comunidade, mas que remetem à nossa sociedade.