As Notícias e os seus efeitos |

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.

As Notícias e os seus efeitos |
Autor(a)
Jorge Pedro Sousa
Editora
Minerva Coimbra
Género Literário
Autores Portugueses
Plano Nacional de Leitura
Desenvolvimento pessoal
Drama
Histórico
Jovem Adulto
Livros práticos
Outro
Sinopse

Raridade

Investigador e professor de Jornalismo na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Jorge Pedro de Sousa reflecte sobre o porquê das notícias jornalísticas, o seu conteúdo, bem como as condicionantes da sua produção e recepção. Já que a realidade noticiosa não é explicável pelo método simples do sempre-em-pé de «Alice através do espelho»: «When I use a word it means what I choose it to mean – not more nor less» — diz Humpty Dumpty.

Há acções de influência sobre as notícias: a pessoal, por capacidade dos autores e actores noticiosos; a social, fruto das dinâmicas e dos constrangimentos do sistema social; a ideológica, em que a origem das notícias se dá por forças de interesse que dão coesão aos grupos; a cultural, produto do sistema de cultura; a do meio físico e tecnológico, dependendo destes a produção dos órgãos de comunicação social; e a histórica, sendo as notícias um produto da história durante a qual vão interagindo as acções anteriores. Portanto, mais do que falar de jornalismo deveríamos falar de jornalismos, mesmo porque além destas forças que condicionam as notícias há vários conceitos ou «teorias da imprensa» que enunciam o que deve ser o jornalismo, explicadas na primeira parte do livro. Interessante é a análise de vários estudos sobre jornalistas e fontes de informação, «de alguma forma, e quase sempre, “gatekeepers” externos aos órgãos de comunicação social».

A segunda parte do livro é dedicada aos efeitos sociais da comunicação jornalística. Várias hipóteses são levantadas: desde as behavioristas e funcionalistas às de agenda-setting ou da espiral do silêncio, passando por posições mais críticas, como a da Escola de Frankfurt. Concluindo-se que não há um critério geral sobre os efeitos dos meios jornalísticos que «ao tornarem a sociedade tendencialmente mais conhecida e reconhecível por ela própria, contribuíram, desde que apareceram, para a ocorrência de modificações sociais profundas».

 

Idioma:Português

Dimensões:138 x 227 x 12 mm

Encadernação:Capa mole

Páginas:224

Tipo de produto:Livro

Idioma
Português
Preço
10.00€
Estado do livro
como novo
Novidade
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Coimbra
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

MinhaBiblioteca

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBWay; Transferência bancária