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A história começa quando, no seu décimo terceiro aniversário, Pedro, um jovem muito interessado por História, recebe do seu avô Cosme, falecido há pouco, um baú com várias chaves. Cada chave tem um enigma que o levará à respetiva fechadura. Pedro fica um pouco receoso de não conseguir fazer tal coisa sozinho e resolve formar um clube para executar aqueles "jogos". Pede, em primeiro lugar, ao seu melhor amigo Frederico, que sugere que também convidem a irmã de Pedro, Anica, e a sua prima, Guida (diminutivo de Margarida). Estes quatro criam então um clube a que chamam "O.R.D.E.M.", Organizacão para a Resolução e Descodificação de Enigmas e Mistérios, Lda.", com sede na garagem da casa dos irmãos Pedro e Anica.[2]
Guida tem dois irmãos resultantes, tal como ela, do casamento mal sucedido de Graça e Jorge. O mais velho chama-se André e, tal como muitos adolescentes da sua idade, tem problemas com a escola, o amor, etc. O mais novo chama-se Vasco e é "querido" a toda a gente. Este último ficou muito dececionado quando a irmã e os seus amigos não o convidaram para fazer parte do clube, uma vez que ele adora enigmas. Vasco torna-se então no "Fantasma da O.R.D.E.M.", mandando cartas anónimas para a sede do clube, umas vezes para ajudar e outras vezes para azucrinar a cabeça dos membros.[2]