Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A psicanálise continua, hoje, a ser um domínio controverso, incompreensível para muitos, inútil para outros, apesar do seu desenvolvimento recente e da importância de personalidades como Lacan ou Dolto. A fim de tentar acabar com os preconceitos, Marie-France Castarède, psicanalista, faz-nos usufruir do saber teórico e da prática clínica de Serge Lebovici, eminente psiquiatra e psicanalista ao serviço da criança.
Pioneiro, Serge Lebovici é-o a mais de um título: participou na introdução da abordagem psicanalítica dos hospitais e nos centros infantis, criados a partir de uma comunidade geográfica. Foi presidente da Associação Internacional de Psicanálise e da Associação Mundial de Psiquiatria do Bebé.
Livro escrito para o grande público, sem qualquer perda de seriedade na sua argumentação e alimentado pela experiência de casos, tratados por Serge Lebovici que elabora «a árvore de vida» de cada pessoa. Uma obra em que a correcta utilização da psicanálise é uma questão constantemente abordada.
A Infância Reencontrada é a de Serge Lebovici, que relata, e a de Marie-France Castarède, que o interroga; é igualmente a dos seus pacientes e, num sentido mais abrangente, a nossa; nós que um dia sentimos a necessidade de compreender a nossa infância, na qual reconhecemos a parte preciosa, secreta e determinante da história única que é a nossa vida.