Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Foi necessário algum tempo e preserverança para converter Carlos Fino - um alentejano que tem sido testemunha privilegiada da História - a escrever este livro, obrigado a um ritmo de escrita e a uma disciplina quase aparentada com a de um jornal diário.
Ao permanecer em Bagdade quando a maior parte dos membros da "tribo" se retirara, à cautela, para lugares mais seguros, repetiu a proeza de Peter Arnett na Guerra do Golfo, mas sem as "amarras" do jornalista americano da CNN, promovido, então, a mito, e hoje caído em desgraça.
Para isso, não precisou de vestir camuflado, nem aderiu à novidade - e aos compromissos - dos "embedded", que se poderá traduzir, com alguma liberalidade, por "embutidos", ou seja, os enviados especiais de grandes cadeias de media, designadamente americanas, que aceitaram os riscos - e as condições do Pentágono - para poderem espreitar a guerra através do postigo de um carro de assalto.
Mas, para visitarmos os bastidores desta guerra inacabada, precisamos de ler a descrição empolgante, emotiva e crua do jornalista que, por mais de uma vez, teve a morte perto de si.
Ao comprar este livro está a contribuir para os cães do NAAAS (Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra).