Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
“Vodka-Cola” poderia ser o título dum relato humorístico ou simplesmente frívolo. No caso presente, porém, a expressão funciona como símbolo duma aliança: a aliança “contra naturam” que no plano económico se estabeleceu entre dois sistemas que se disputam o mundo.
A história ensina que, para lá das ideologias, o mundos dos grandes negócios internacionais sempre jogou o seu próprio jogo, com as suas próprias cartas: durante a última grande guerra, o filial da IBM participou maciçamente no esforço de guerra nazi...
A originalidade explosiva de “Vodka-Cola” consiste em mostrar como, através da ação dim pequeno grupo de homens pertencentes ao mundo capitalista e ao mundo comunista, a mesma cumplicidade existe hoje entre a URSS e o Ocidente. Essa cumplicidade, que funciona muitas vezes à margem dos governos, assume formas perfeitamente paradoxais e inacreditáveis à luz da ideologia e constitui, por mal ou por bem, uma dás condicionantes mais decisivas para a evolução do nosso mundo.
Ap pingo destas páginas, o autor apresenta dados donde ressaltam, eloquentes, a incoerência, o cinismo e a hipocrisia de muitas intenções proclamadas. Infelizmente, o futuro que eles deixam adivinhar coincide muito mais com a imagem sim Gulag à escala mundial do que com a perspectiva dum mundo transformado à medida do homem.
Obras de denúncia, cheia de previsões amargas, “Vodka-Cola” constitui um contributo inestimável para o conhecimento duma inquietante face oculta deste mundo em que vivemos.