Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
"Cinema"
de Vinicius de Moraes
1 Edição de 2004
O Independente
218 Páginas
Cinéfilo de longa data, ainda em 1930 participa com outros amigos, na casa de Claudio Mello e Souza, do Chaplin Clube, primeiro cineclube da América do Sul dedicado à obra do ator e diretor norte-americano. Ele também participa da fase final da breve revista do cineclube, intitulada O Fan.
Em 1941, começa a escrever críticas sobre o tema para o jornal A Manhã. A partir de então, sua relação com o meio cinematográfico atravessou quase todos os setores. Além de crítico, Vinicius foi produtor, roteirista, delegado e presidente de festivais de cinema nacionais e internacionais, autor de trilhas sonoras e personagem de documentário.
Durante a década de 1940, Vinicius participa ativamente de uma polêmica com Ribeiro Couto através de jornais. O tema era o fim do cinema mudo, defendido por Vinicius, em prol do cinema falado. Em 1946, ele segue para Los Angeles e passa a viver na cidade durante um longo período de vida diplomática. Nesse tempo, conhece grandes nomes de Hollywood e convive com brasileiros como Carmem Miranda e Aloysio de Oliveira. Vinicius chega a estudar cinema em 1947 com Orson Welles.