Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Um homem muito velho espera a morte numa cama de hospital. Começa a desfiar, para quem quiser ouvir, a história da sua linhagem, desde os antepassados portugueses que desembarcaram no Rio de Janeiro ao avô maçom que lutou pelo fim da escravatura. Lalinho evoca o nascimento de berço, a família de bom nome, os chalés e os casarões, mas percebe que, entre as paredes de um quarto de hospital, as linhagens não tiram dores.
Longe dos tempos áureos do passado, muitas figuras atravessam o espírito do ancião, mas a evocação mais forte é sempre Matilde, mulher de riso contido e olhar em pingue-pongue, por quem ele se apaixonou e a quem deixou sempre as portas abertas, mesmo depois de esta desistir daquela paixão mal vivida.
Toldado pela morfina e interrompido pelos queixumes da doença, o discurso do centenário Lalinho é deliciosamente pleno de omissões e falsidades, dúvidas e mistérios. Vale-nos a ironia do autor, que permite entrever verdades e não-ditos. Obra de um escritor em pleno controlo da arte narrativa, Leite derramado é uma saga familiar entrelaçada com a história do Brasil dos últimos dois séculos.
Com ilustrações de Juan Cavia