Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Arthur Gordon Pym embarca clandestinamente no baleeiro Grampus, dando início a uma vertiginosa sucessão de provações: motim sangrento, naufrágio, fome extrema que conduz ao canibalismo, resgate improvável e, por fim, uma viagem rumo às regiões antárticas inexploradas, onde o romance mergulha no insólito e no sobrenatural — culminando numa das imagens mais enigmáticas de toda a literatura oitocentista, a figura branca e colossal que se ergue no horizonte gelado, num final propositadamente inacabado e inexplicado.
Publicado em 1838, este é o único romance longo que Poe escreveu, num momento em que procurava afirmar-se comercialmente para lá dos contos e da poesia pelos quais é hoje mais lembrado. À data, foi recebido com desconfiança — a mescla de relato de viagem verosímil com elementos cada vez mais delirantes desconcertou a crítica —, mas antecipa temas que atravessariam toda a sua obra: o terror psicológico, o limiar entre razão e loucura, o fascínio pelo abismo e pelo desconhecido. A obra viria a influenciar decisivamente Jules Verne (que lhe escreveu uma sequela, A Esfinge dos Gelos) e H.P. Lovecraft (que dela extraiu directamente Nas Montanhas da Loucura).
Na actualidade, o livro é lido sobretudo como matriz do romance de exploração polar fantástica e como estudo precoce sobre a fragilidade da razão humana perante o inexplicável — um texto que resiste a interpretações fechadas e continua a intrigar críticos e leitores pela sua ambiguidade radical.
Preço: 5,00€ + portes (à escolha do comprador - CTT, DPP, GLS, InPost). Oferta válida até 30Set2026. Pagamento: mbway, spin, iban, plataforma.
#amizade #familia #cao #animaldeestimacao #manuelalegre #literaturaportuguesa #homem #humanismo #valores