Maomé e a Guerra santa

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Maomé e a Guerra santa
Autor(a)
Quidnovi
Editora
Quidnovi
Género Literário
Religião
Não ficção
Outro
Sinopse


Maomé e a Guerra Santa, publicado pela editora QuidNovi (integrado na coleção Guerras e Religiões), é uma obra de síntese histórica que analisa as origens do Islão e o conceito de Jihad (Guerra Santa), desmistificando preconceitos e contextualizando o surgimento desta religião no século VII.

O livro estrutura-se em torno de três eixos principais:

1. A Vida de Maomé e a Unificação Árabe

A obra retrata a biografia de Maomé, desde a sua juventude em Meca, as revelações divinas, até à Hégira (fuga para Medina em 622 d.C.). O texto sublinha como Maomé conseguiu transformar uma Península Arábica fragmentada e dominada por tribos nómadas pagãs numa comunidade coesa (Umma), unida sob a bandeira de um monoteísmo estrito.

2. O Conceito de Guerra Santa (Jihad)

O núcleo do livro dedica-se a clarificar o significado de Jihad. Os autores explicam que, teologicamente, o termo significa "esforço" ou "luta". É feita a distinção essencial entre:

A Grande Jihad: A luta interior e espiritual do crente contra as suas próprias tentações e egoísmo.

A Pequena Jihad: A componente militar, de defesa da comunidade islâmica e da fé.

A obra contextualiza que, num mundo moldado por impérios guerreiros - Bizantino e Sassânida, no caso em apreço -, a expansão militar era a norma política da época, e não uma exclusividade islâmica.

3. A Expansão Relâmpago

Por fim, analisa-se o avanço impressionante do Islão após a morte de Maomé. Em poucas décadas, os exércitos muçulmanos conquistaram territórios que iam da Pérsia à Península Ibérica. O livro destaca que este sucesso deveu-se tanto ao zelo religioso e à tolerância inicial para com os Povos do Livro - cristãos e judeus - quanto à fraqueza política dos impérios vizinhos.

Em suma: trata-se de uma leitura acessível e de pendor divulgativo, ideal para quem procura compreender as raízes históricas do Islão, separando a realidade do século VII das reinterpretações geopolíticas contemporâneas.

Maomé e a Guerra Santa - A Jihad oferece um paraíso de prazer a quem morrer por Alá
QuidNovi
Edições QuidNovi
2002, 1ª edição 

Preço: 4,00 € + portes. Oferta válida até 08Set2026. Pagamento por mbway, spin ou transferência bancária.

#religião #guerra #jihad #guerrasanta #maome #islao #peninsulaiberica #persia #ficcao #umma #arabia #paganismo #monoteismo

Idioma
Português
Preço
4.00€
Estado do livro
Livro usado: em bastante bom estado (quase como novo). Sem assinaturas de posse, nem sublinhados. Não possui páginas amarelecidas ou com picos de acidez, mas as capas e lombadas possuem marcas de manuseio. Garante-se a boa leitura da obra em causa.
Possibilidade de entrega em mãos: Vila Nova de Famalicão
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

oslivrosdoppedro

Métodos de pagamento: MBWay, Spin ou transferência bancária.

Outros meios de contacto: