Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Simone de Beauvoir
O Sangue dos Outros
Mil Folhas
Público
Preço: 7,00€ + portes. Oferta válida até 15Out2026. Pagamento: plataforma, mbway, spin, iban.
Estado: exemplar como novo.
O Sangue dos Outros narra, através da relação entre Jean Blomart, jovem burguês que se afasta da sua classe para se engajar na luta operária e depois na Resistência, e Hélène, a mulher que ama, o dilema moral central do existencialismo sartriano-beauvoiriano: até que ponto somos responsáveis pelo sofrimento e pela morte que os nossos actos — ou a nossa simples existência — provocam nos outros? Escrito e situado nos anos da Ocupação alemã, o romance transforma a experiência da Resistência francesa num laboratório filosófico sobre a liberdade, o compromisso político e o peso irredutível da acção sobre a vida dos outros.
Simone de Beauvoir (1908–1986), figura maior do existencialismo francês e fundadora do feminismo contemporâneo com O Segundo Sexo (1949), publica aqui o seu segundo romance, situando-se num momento de transição entre a reflexão mais individual de A Convidada (1943) e a plena maturidade ensaística que se seguiria. É o seu romance mais explicitamente político, aquele em que a filosofia da liberdade se testa contra a história em marcha — a guerra, a ocupação, o engajamento. À data da sua publicação, em 1945, contribuiu para consolidar o existencialismo como corrente central do pensamento francês do pós-guerra. Na actualidade, permanece uma reflexão incontornável sobre a responsabilidade ética da acção política e sobre os custos humanos, sempre concretos, das grandes causas colectivas.
#simonedebeauvoir #osanguedosoutros #milfolhas #publico #existencialismo #literaturafrancesa #resistenciafrancesa #filosofia #segundaguerramundial #romancefilosofico #feminismo #liberdade