Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Dificilmente se encontrará alguém que a história não tenha mais ou menos fascinado, que mais não seja pelo seu aspecto aliciante de desvendar coisas desconhecidas. Mais difícil ainda será encontrar quem não tenha apelado ou ouvido apelar para as lições da história: a cada passo se repete que «a história é mestra da vida».
Ora tudo isto, desde o fascínio que exerce às lições que nela se pretende encontrar, põe o problema do sentido da história — problema que ingenuamente punha aquele pequeno estudante quando perguntava: «Papai, para que serve a história?»
O presente volume, de que apresentamos a 2.ª edição, escrito por um homem que fez da investigação histórica a sua profissão, pretende dar resposta à pergunta acima enunciada e a outras que nela se encontram implícitas. O autor, além do problema das opções que ao historiador se põem quanto às linhas de orientação a seguir no seu trabalho, debruça-se também sobre o problema dos métodos da investigação histórica. Deu-nos assim uma pequena suma, de leitura indispensável a quem deseje ultrapassar os aspectos epidérmicos duma disciplina em que, mais ou menos, todos estamos interessados.
Tradução: Maria Manuel e Rui Grácio
Colecção: Saber
Capa Mole
180 Páginas