Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O que Mário Cesariny trouxe, então, à arte portuguesa - ou o sítio para onde ele levou, e elevou, essa arte mesma - é o que fica afinal por explicar. Também por falta de uma tradição ensaística que não se supriu em décadas de cultura incapazes de a reflectir em si mesma. [...]
O que, portanto, Mário Cesariny trouxe à arte portuguesa - e partindo do princípio sensato de que toda a arte avança por contributos individuais que lhe alargam, mais ou menos generosamente, o campo - foi, antes de tudo, uma capacidade determinante de sonho, de invenção propriamente plástica, e de relação com o acaso.
Este volume faz parte de uma das mais importantes e completas colecções sobre a arte portuguesa do século XX, dando a conhecer ao público as obras de alguns dos mais destacados protagonistas da época. Cada artista é objecto de uma abordagem profunda e analítica: obra, vida, inscrição na história da cultura portuguesa e nas correntes artísticas do seu tempo. Nos diferentes volumes, a par de textos assinados por especialistas de reconhecido mérito, o leitor poderá apreciar a fiel reprodução de algumas dezenas de obras, escolhidas de entre as principais colecções institucionais e privadas, e em simultâneo aceder a uma mini-retrospectiva de cada artista.
Colecção: Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX
Data de Publicação: 2005
Capa Mole
41 Páginas