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Em 1803 foi encontrado em Aveyron, província francesa, um jovem que tinha nascido e vivido nos bosques, sem nenhum contacto com a civilização. Este jovem ficou conhecido na história como o «Selvagem de Aveyron».
Enviado para Paris, e não se sabendo que destino lhe dar, foi o «selvagem» entregue aos cuidados de uma instituição de surdos-mudos. Ali, o médico Itard ao dar-se conta, depois de provas experimentais, de que o jovem não tinha impedimentos orgânicos para ouvir e falar, submeteu-o a um processo de educação. As suas análises e reflexões sobre a evolução do comportamento do «selvagem de Aveyron» estão expressas nos seus textos Memória e Relatório que se incluem neste volume com as importantes notas críticas e o ensaio introdutório do psicólogo e pedagogo Alberto L. Merani.
Os estudos de Itard são leitura obrigatória: «Nenhum educador pode ignorá-los — diz Merani — ser professor sem os ter lido, reflectido neles, é como dizer missa ignorando o Credo.»
Tradução: Helena Leonor Santos
Colecção: Pedagogia
Data de Publicação: 1978
Capa Mole
190 Páginas