Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Esta obra destina-se a apoiar os educadores e professores que se ocupam particularmente com a problemática da aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Numa permanente interligação entre a teoria e a prática faz a descrição fonética da língua portuguesa, nos seus aspectos articulatório, acústico, perceptivo e combinatório. Debruça-se ainda sobre o papel da afectividade na aquisição, desenvolvimento e reconstrução da linguagem. Dá particular atenção ao livro, à história e às rimas tradicionais como elementos facilitadores de trocas verbais e de mediadores do gosto pela palavra escrita. Numa segunda parte, relata algumas vivências em jardim-de-infância contadas por educadores. Dulce Rebelo é doutorada em Psicolinguística pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), tendo orientado cursos de formação de professores de todos os níveis de ensino no âmbito da língua portuguesa. Tem trabalhado em investigação dos processos de aquisição, aprendizagem e desenvolvimento da língua materna. É, actualmente, professora na Universidade Aberta, onde orienta seminários sobre linguagem e comunicação. Maria Augusta Seabra Diniz é mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora na Escola do Magistério Primário de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa. Tem produzido trabalhos e orientado cursos de formação de professores sobre leitura e literatura para a infância. Actualmente dedica-se à investigação no campo da literatura tradicional popular.