Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Vinícius e Lígia são duas pessoas que pertencem a mundos diferentes: Marcus Vinícius, um tribuno mi litar e patrício romano, e Lígia, uma cristã de uma tribo bárbara dos Lígios. O seu caso amoroso está repleto de drama: um rapto, um amante fugitivo, a conversão de Vinícius ao cristianismo, a prisão de Lígia e o seu resgate da arena no ponto culminante do romance, e finalmente o reencontro dos amantes.
Esta sinuosa história de amor esconde, ao mesmo tempo, uma grande história religiosa, colocando em contraste o cristianismo primitivo com a Roma pagã em declínio na época do domínio de Nero.
O autor evoca maravilhosamente um lugar e um período que ainda são cativantes para a imaginação atual, dos Fóruns ao Coliseu, dos salões de banquete às vilas de verão em Nápoles, dos sumptuosos palácios da aristocracia às cabanas dos pobres.
Quo Vadis? mostra poderosamente a vida do primeiro século no Império Romano, para escravo, centurião e imperador, retratando claramente a depravação do homem enquanto narra a perseguição dos primeiros cristãos.