Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
É uma perspectiva de Intervenção Motora Educacional que foi sendo sistematizada numa abordagem crítica de renovação cultural, que se baseia numa pedagogia livre e aberta, centrada na interacção das crianças, entre si, comigo e com o meio, disponível para a diferença e para a especificidade de cada uma delas em relação a todas as outras. Defendo esta minha intervenção e actuo ancorado numa pedagogia de iniciativa, de criatividade e de sucesso na resolução dos problemas de aprendizagem. Ao longo da minha vida profissional fui, progressivamente, libertando-me dos entraves trazidos pelos preconceitos e pelos condicionalismos da pedagogia tradicional e enciclopédica que me impingiram como válida. Proponho uma nova abordagem de intervenção educacional, apostando no respeito pela Motricidade Simbolizante, que ocupa a vida de todas as crianças que tanto querem partir, sempre, das «suas coisas» e daquilo que já sabem e, sobre isso, então perguntam. Nenhuma criança perguntará, alguma vez, aquilo que não sabe. Nós próprios, adultos, sabemos muito bem que daquilo que nos interessa falamos muito mais e retiramos aprendizagens.