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Aproveitar e manter a energia motivacional dos seguidores envolvendo-os num objetivo comum é considerado por muitos uma arte. O que motiva uns não motiva outros, e o que uns consideram recompensador, para outros é indiferente ou até mesmo um fator de frustração e, consequentemente, de desmotivação.
Cada pessoa é um ser humano único, com personalidade, características, habilidades, atitudes e conhecimentos diferentes dos demais e, como tal, é preciso conhecer as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar os líderes na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipas de trabalho.
Um cenário de envolvimento quase natural das pessoas é o de um jogo. Um bom jogo, bem estruturado, tem o poder de cativar os jogadores e de envolvê-los de tal forma que estes não se apercebem de o tempo passar, ao enquanto se divertem.
É aqui que surge o conceito de Gamification, como uma técnica que aplica características e mecânicas de jogos em contextos não lúdicos como a educação, a saúde, as empresas, a colaboração comunitária, entre outros, com a finalidade de cativar, comprometer e motivar pessoas a atingir determinados objetivos e a melhorar resultados.O conceito de Gamification faz parte dos jogos de tipo comportamental. Este tipo de jogo pode ser definido como jogos que podem fazer qualquer atividade que facilita o comprometimento do jogador ao aplicar dinâmicas e mecânicas dos jogos a experiências quotidianas