Este livro está na lista de favoritos de 5 utilizadores.
O relato verdadeiro de rapazes dinamarqueses que se atreveram a desafiar a máquina de guerra nazi.
«Pouco antes do Natal de 1941, uma simples conversa tudo alterou. Fiquei emocionado por estar na presença de alunos da Escola da Catedral que sentiam o mesmo que o meu irmão e eu. [Naquele dia,] lançámos a nossa proposta para cima da mesa: Nós iremos agir. Nós iremos limpar a lama da bandeira dinamarquesa. Juntos naquela tarde de neve, decidimos criar um clube que combatesse os alemães ferozmente. Levaríamos a resistência até Aalborg».
No início da Segunda Guerra Mundial, a Dinamarca não resistiu à ocupação alemã. Profundamente envergonhado com os líderes do seu país, Knud Pedersen, um jovem de quinze anos, decidiu, com o irmão e um grupo de colegas de escola, tomar medidas contra os nazis, caso os adultos não avançassem. Designando o seu clube secreto em homenagem ao tenaz líder britânico, estes jovens patriotas cometeram inúmeros atos de sabotagem no âmbito do Clube Churchill, enfurecendo os alemães, que acabariam por conseguir lançar-lhes a mão e prendê-los.
No entanto, os esforços dos jovens não haviam sido em vão: os seus feitos, e a sua posterior detenção, ajudaram a espoletar uma resistência dinamarquesa em pleno nos derradeiros anos da guerra.
Intercalando a narrativa com relatos do próprio Knud Pedersen, Phillip Hoose envolve-nos na impressionante história destes jovens heróis de guerra que se recusaram a desistir sem dar luta.