Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
UMA LISBOA DE ENIGMAS SOB O ESPECTRO DE FERNANDO PESSOA
A 20 de Maio de 1515, desembarcou em Lisboa um rinoceronte vindo do outro lado do mundo. Quinhentos anos depois, vagueia também por Lisboa o professor espanhol Eduardo Espinosa, tentando encontrar paralelismos entre a história mítica daquele animal e o poeta a quem dedicou toda a sua carreira — Fernando Pessoa.
Atraído por uma misteriosa carta à cidade que tanto ama, e na qual nunca teve coragem de viver apesar das visitas anuais ao longo de 30 anos, encontramos Espinosa numa deambulação de dois dias por Lisboa. Perdido entre enigmas, quimeras e fantasmas, ele percorre não só ruas e monumentos, mas também a história — e tantos mitos — de Portugal, esse país que «é um sonho que se sonha a si mesmo para conseguir sobreviver». A olhá‑lo, a cada passo, sentado em cafés ou escondido em versos, está o maior enigma de todos: afinal, quem foi realmente aquele poeta fingidor?
«Com inteligência fina e perspicácia criativa, Miguel Barrero conseguiu dar vida neste romance ao mais conhecido dos poetas secretos e à menos conhecida das bestas famosas. Este é um retrato factualmente real e miticamente exacto de Lisboa, cidade mágica.» — Alberto Manguel