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Goethe não é apenas o grande poeta, nem o sábio em constante e porfiada contenda consigo e com o mundo, nem o grande mestre de sabedoria da Europa. Tornou-se o paradigma absoluto do homem de acção e criação, o fundador de uma nova mundividência para a qual ainda hoje não estamos plenamente amadurecidos. No seu universalismo ideal e prático parecem fundir-se em superior unidade todos os opostos; é o grande conciliador da natureza e do espírito, da poesia e do pensamento, da ideia e da realidade, da cosmologia e da história, do indivíduo e da sociedade, da personalidade e da comunidade. Nestas conversações com Eckermann está bem patente a grandeza de Goethe como homem e artista. E num como noutro o leitor não saberá certamente que mais admirar: se a profundidade do seu pensamento, se a sua extraordinária erudição, se o domínio e perfeito à-vontade com que abordava todas as áreas do saber. A nível das artes em geral, literatura, teatro, pintura, escultura, etc., como a outro qualquer, em tudo Goethe era modelar, nunca excluindo das suas observações, conceitos ou juízos críticos o sentido da justeza, do conhecimento e da perfeição. Génio revelador da lei da vida e do seu sentido, Goethe distinguiu-se também por uma personalidade ímpar que representa uma total e absoluta modificação da consciência cultural.