Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Este é o primeiro Compêndio de Bioquímica Geral - abordando todo o metabolismo fundamental em animais e plantas - da autoria de um professor português.
Foi intenção do autor, ao utilizar aqui toda a experiência adquirida numa já longa carreira universitária como professor de Bioquímica, consagrada a vários milhares de alunos, incluir nesta obra as bases para o entendimento lógico dos processos fundamentais da Química da Vida e, desde logo, as respostas às dúvidas que já se habituou a diagnosticar. E, também, aproveitar o seu relacionamento com numerosas Faculdades e organismos de investigação, como formador ou avaliador, para produzir um livro de consulta rápida e esclarecedora, que pudesse resolver grandes dúvidas e anteceder a consulta de informação mais detalhada por alunos e por docentes ou investigadores mais jovens. Este livro é um Compêndio de Bioquímica Geral que se pretendeu uma obra clara, acessível, actual e, tanto quanto possível, completa. Situa-se entre um manual - sempre omisso em esclarecimentos e interpretações - e os livros de texto extensivos publicados pelas editoras internacionais, estes naturalmente mais pormenorizados mas raramente acessíveis ao estudante ou ao estudioso que se inicie nestes domínios.
Assim, e antes de entrar no estudo do metabolismo dos grandes grupos de compostos (Cap. 4 a 9 - Glúcidos, Lípidos, Ácidos Nucleicos, Aminoácidos e Proteínas), o leitor é introduzido no conhecimento da cinética das reacções catalisadas por enzimas e das transferências de energia nas reacções bioquímicas, aspectos básicos sem os quais não é possível entender os processos metabólicos. Como, aliás, não é possível interpretá-los sem as noções fundamentais sobre os mecanismos de regulação - sem dúvida complexos mas que aqui são explicados com rigor e clareza. A fechar o livro um utilíssimo Glossário de Biotecnologia.
Esta obra é recomendada a estudantes universitários de Bioquímica, Biologia, Ciências Biomédicas, Farmacêuticas e Veterinárias, Ciências Agrárias e aos estudantes de Ciências Biológicas em geral; como elemento de consulta, a técnicos e investigadoresdos mesmos ramos, e também a técnicos e especialistas de Nutrição; e, ainda, como auxiliar didáctico e pedagógico, aos docentes das correspondentes disciplinas propedêuticas do Ensino Superior e das disciplinas das mesmas áreas do Ensino Secundário (11º e 12º anos).